Sobre o ataque dos Estados Unidos da América à Venezuela

Atualidade
3 de Janeiro 2026

O Bloco de Esquerda condena o ataque militar dos Estados Unidos à Venezuela.
 

Comunicado do Bloco sobre o apagão de 28 de abril

O Bloco de Esquerda condena o ataque militar dos Estados Unidos à Venezuela.

Este ataque é o culminar de uma escalada belicista que a administração Trump tem perpetrado nas Caraíbas e em particular contra a Venezuela. O interesse do presidente dos Estados Unidos da América já tinha sido deixado claro publicamente pelo próprio: quer acesso às reservas de petróleo e de outros bens de interesse estratégico daquele país.

Nos ataques ordenados por Donald Trump esta noite, está em causa algo de essencial: aceitar ou não a prática de invasões para mudar governos. Trump, como Putin, querem um mundo transformado em condomínio das potências, arrogando-se a faculdade de violar grosseiramente as regras mais básicas do Direito Internacional para se apropriarem de territórios soberanos e dos seus recursos.

Não é, por isso, necessário ser apoiante do governo venezuelano para exprimir a condenação desta intervenção militar imperialista que sacrifica vidas e a soberania de outro país.

O Governo português deve condenar imediatamente a agressão norte-americana à Venezuela como violação flagrante do Direito Internacional e garantir a proteção da comunidade portuguesa no país.

Lisboa, 3 de janeiro de 2026