Comunicados e Resoluções
Análise ao Programa do Governo para a Educação
O Grupo de Trabalho da Educação do Bloco de Esquerda analisou o programa do Governo 2024 referente à Educação (ver pág. 103 a 110) e elaborou um parecer onde refere um conjunto de preocupações sobre as intenções de fundo propostas, muitas delas não concretizadas, tendo elaborado um documento com as principais ideias. Ler documento.
Counicado sobre o Ensino do Português no Estrangeiro
Reabilitação urgente do edificado escolar é fundamental para um ensino de qualidade
Posição sobre reintegração dos docentes na CGA
O grupo de Trabalho da Educação do Bloco de Esquerda tomou posição sobre a urgência de reintegração dos docentes na CGA, não devendo persistir o atual vazio, nem tolerar-se qualquer expediente que continue a penalizar estes profissionais. Considera a atual situação como inaceitável devido à injustiça que representa, bem como o atropelo aos direitos destes professores. A lei deve ser cumprida e não se pode tolerar que esteja em causa a segurança de apoio social destes profissionais. A sua inscrição na CGA deve ser imediata, por ser justa, legal e por ser urgente na proteção de direitos. Ler posição do grupo de trabalho.
É preciso levar a Educação a sério!
O Grupo de Trabalho de Educação do Bloco de Esquerda elaborou um folheto para distribuição nas escolas e comunidade educativa, na sequência do início do ano letivo 2023/2024. Aqui se recordam alguns dos principais momentos e decisões políticas que nos fizeram chegar até aqui, a falta de professores, a desvalorização da carreira e um conjunto de propostas que o Bloco defende para a Educação, para os professores, alunos, edificado e sistema educativo. com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os problemas e as soluções políticas do Bloco para a Educação. Ler folheto.
Questões à Comissão Europeia sobre Serviços Mínimos e tempo de Serviço
O Grupo de Trabalho da Educação do Bloco de Esquerda contribuiu para a elaboração de duas perguntas à Comissão Europeia sobre os Serviços Mínimos decretados em Educação e o tempo de serviço docente, nomeadamente as ultrapassagens e injustiças verificadas. Leia aqui os textos das perguntas e as respetivas respostas.