Cristiano Ronaldo é fruto da Academia de Alcochete
O Bloco Madeira veio a público dizer que o sucesso do Cristiano Ronaldo se deve à escola do Sporting, em Alcochete, para onde o craque madeirense foi com 11 anos, e não à política desportiva da Região Autónoma da Madeira, tal como afirmou, recentemente, o presidente do Governo Regional.
Esta ideia foi defendida, no âmbito de uma iniciativa levada a cabo pelo Bloco junto ao Estádio dos Barreiros para expor a sua ideia sobre a Nova Lei de Bases de Actividade Física e do Desporto que vai substituir a anterior Lei de Bases do Desporto.
Roberto Almada, porta-voz da iniciativa, começou por dizer que o BE está a favor do preceito contido nesta lei que proíbe a transferência de verbas do orçamento de Estado e do orçamento das regiões autónomas para clubes que participam em competições de natureza profissional.
O responsável reiterou que o que tem acontecido é uma vergonha porque têm sido feitas transferências de milhões de euros nos últimos anos para os clubes de futebol, os quais têm sido mal aplicados.
A propósito, apontou que o Tribunal de Contas, num relatório de 2001 deu conta de transferências directas do Instituto do Desporto da Madeira e do orçamento regional para a conta particular de presidentes do Clube Desportivo Nacional e do Clube Sport Marítimo.
O BE defende, ao invés, que se dê mais apoio ao desporto jovem e ao desporto escolar em vez de se continuar com esta espécie de "offshore" em termos de transferência de dinheiro a qualquer preço e de qualquer forma para os presidentes e clubes de futebol para pagar ordenados milionários.