Imprimir
Acessos: 5515
Inquérito aos docentes do pré-escolar, básico e secundário O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda pretende, através do inquérito disponível aqui , dados realistas e fidedignos sobre a efectiva carga horária e número de turmas e alunos atribuídos aos docentes do Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário. Esta informação, centrada no docente e no seu quotidiano, não se encontra convenientemente apurada nem sistematizada pelos serviços competentes do Ministério da Educação, que se limitam a contabilizar o número de alunos e docentes, estabelecendo – a partir desses contingentes –, indicadores que não reflectem a realidade escolar. No caso do rácio de alunos por docente, por exemplo, segundo o Ministério da Educação teríamos no ano lectivo de 2005/06 os seguintes valores: Ensino Pré-escolar - 15,7 alunos por docente (rede do ME) / 1º Ciclo Ensino Básico – 13,6 / 2º Ciclo Ensino Básico – 7,6 / 3º Ciclo Ensino Básico  e Ensino Secundário - 7,3 (considerando apenas os dados relativos aos Cursos Gerais).
 
Não é necessário evidenciar o profundo equívoco a que estes rácios conduzem, e que está na base de uma discussão que – sem verdadeira razão – deixou de fazer parte do debate da Educação em Portugal: a questão dos recursos humanos necessários a uma verdadeira promoção do sucesso educativo e a um efectivo combate ao abandono escolar (e que não ficam resolvidos por simples obtenção de estatísticas, decorrente em muitos casos de políticas que reduzem a exigência das aprendizagens e da avaliação dos alunos). O sucesso educativo e a redução do abandono escolar não são fins em si mesmos, devendo antes ser encarados enquanto estratégia para alcançar objectivos de maior e mais profundo alcance, as finalidades mais nobres da própria educação: formar cidadãos livres, autónomos e preparados para enfrentar os complexos desafios do mundo contemporâneo.
 
O Bloco de Esquerda pretende assim inverter alguns dos termos em que se tem equacionado a questão da Educação. Trata-se antes de mais de criar as condições necessárias para que os professores possam efectivamente conhecer e acompanhar os seus alunos, o que é manifestamente incompatível com o elevado número de turmas e de alunos de que cada docente é responsável, situação cujo retrato o Bloco de Esquerda pretende obter através desta iniciativa. O inquérito deverá ser preenchido e divulgado por docentes do Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário, sendo posteriormente enviado para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para o Fax: 21 391 74 59.