O Supremo Tribunal dos EUA decretou hoje o fim dos tribunais militares em Guantanamo. Esta decisão representa o maior revés político e constitucional da administração Bush e da sua política de limitação dos direitos civis em nome do combate ao terrorismo.
O Bloco apresentou hoje um voto na Assembleia da República para que o Estado português defenda, junto da administração dos Estados Unidos da América, o encerramento do campo prisional da Baía de Guantanamo.
A declaração do Supremo Tribunal não deixa dúvidas: os tribunais militares colocam em causa o princípio da separação de poderes e, por isso mesmo, o presidente George W. Bush ultrapassou os seus poderes constitucionais.
Guantanamo tornou-se a terceira mentira da guerra de agressão do Iraque, depois das armas de destruição maciça e das armas nucleares. Uma mentira que, convém lembrar, contou com a conivência da anterior maioria de direita que participou no vergonhoso acto de subserviência que foi a cimeira dos Açores, onde se deu o sinal para a invasão.
29 de Junho de 2006