Imprimir
Acessos: 3388
Foto minusbaby/FlickrVila Nova de Gaia, o concelho dirigido pelo novo líder do PSD, foi o destino escolhido pelos dirigentes nacionais bloquistas João Teixeira Lopes e Alda Sousa para uma visita ao Centro da AMI em Coimbrões. Trata-se da primeira duma série de iniciativas sobre a pobreza no distrito do Porto, que pretende desenvolver um levantamento da situação e apresentar propostas políticas alternativas.

Nesta visita estiveram também o deputado municipal Alberto Sousa e o deputado da Assembleia de Freguesia de Santa Marinha, Jorge Magalhães. O Centro da AMI atendeu 900 pessoas no ano passado, ammaioria entre os 30 e os 39 anos, e 83% destas estavam desempregadas. Duzentas famílias do concelho recebem apoio em géneros alimentares desta associação, que também serve refeições e presta serviços de enfermagem, entre outras valências. Mesmo assim, na opinião dos bloquistas, o trabalho da AMI e de outras instituições com o propósito de apoiar os mais pobres não chega para disfarçar a falta de um centro de acolhimento e inserção social num concelho com mais de trezentos mil habitantes.

Para os dirigentes do Bloco, "começa a ser claro que a pobreza no concelho de Gaia não é um  fenómeno raro e isolado, embora esteja ausente dos discursos da maioria PSD/PP que governa a Câmara.

"No dia em que o Dr. Menezes anunciou que se manterá à frente da Câmara de Gaia, não queremos deixar de lhe recordar que Gaia é o concelho recordista nacional do desemprego e que a pobreza é uma realidade que não desvanece simplesmente pelo facto de não ser mencionada nos discursos.", conclui o comunicado do Bloco à imprensa.