O Bloco de Esquerda dos Açores está contra a anunciada privatização da ANA (empresa Aeroportos de Portugal) e da SATA (companhia aérea açoriana), considerando que a privatização acarreta consequências negativas para os habitantes da região. Zuraida Soares, coordenadora regional do BE, anunciou à Lusa que o Bloco Açores vai enviar uma carta ao presidente do Governo açoriano e ao presidente do Parlamento Regional para manifestar a sua insatisfação e expor as suas dúvidas quanto às anunciadas privatizações da ANA e da SATA.
Zuraida Soares afirmou que tem sido criado "um ruído facilitador" para a privatização da ANA e da SATA, sob o pretexto da abertura dos transportes aéreos à concorrência e competitividade do preço dos bilhetes. "O Bloco não subscreve de forma alguma a intenção privatizadora destas empresas", afirmou Zuraida Soares, acrescentando que "o povo português perderá sempre, particularmente, a comunidade dos Açores", dado que a lógica do lucro não se compadece "com discriminações positivas, nem custos acrescidos da insularidade".
Segundo a coordenadora do BE-Açores, a liberalização do espaço aéreo nos Açores é um "falso problema, que parte de uma falsa premissa", para criar um ambiente propício à implantação de uma lógica neo-liberal.
Zuraida Soares referiu ainda à Lusa que importa saber, entre outras coisas, se o Estado vai perder capacidade de intervenção relativamente à fixação das taxas aeroportuárias e, no caso da SATA, que estudos apontam para o interesse da privatização, considerando que "faltam estudos credíveis sobre esta matéria, que deveriam ser apresentados e debatidos na Assembleia Regional".