Imprimir
Acessos: 3767

Acordos do Caia, participantesDomingo, 13 de Maio, realizou-se uma reunião na fronteira do Caia entre o Bloco de Esquerda (com a presença da coordenadora de Portalegre e da deputada Alda Macedo), a Izquierda Unida de Badajoz e várias plataformas e associações ecologistas (Quercus de Portugal e Ecologistas en Acción, Plataforma Salvad el Guadiana e Plataforma Ciudadana Refinería No, de Badajoz). Dessa reunião saiu um comunicado conjunto, intitulado Acordos do Caia / Acuerdos de Caya, com 8 pontos.

1.) Promulgar uma ampliação da Lei sobre Águas internacionais para que não se contemple só o caudal que devem levar os rios compartilhados na entrada em território português, mas também se deve controlar a qualidade das águas.

2.) Do mesmo modo que nas freguesias portuguesas em especial de Elvas investe nas estações de tratamentos, promover a construção de estações de tratamentos em todas as pedanias de Badajoz, actualmente nenhuma povoação conta com essas infra estruturas.

3.) Lutar conjuntamente contra o avanço do Camalote e contra a introdução de espécies animais não autóctones, como o peixe gato e o siluro, que acabam com a fauna autóctone.

4.) Trabalhar conjuntamente para a criação do Parque Natural Transfronteiriço "Guadiana Internacional".

5.) Lutar conjuntamente contra os incêndios florestais, incidindo a ambos os lados da fronteira com a reflorestação de espécies autóctones evitando árvores como o eucalipto e o pinho.

6.) Criar uma Via Bici Internacional que uniria as cidades de Elvas e Badajoz por bicicleta.

7.) Trabalhar conjuntamente para a implantação da Agenda Local-21 em Badajoz, quando Elvas já está em marcha a primeira fase.

8.) Potenciar as comunicações por ferrovia convencional de forma transversal entre as cidades portuguesas (Castelo Branco, Portalegre, Évora. e Beja) e estremenhas (Plasencia, Cáceres, Mérida y Badajoz).