Imprimir
Acessos: 4005

F. Louçã na Escola do Monte AbraãoFrancisco Louçã esteve presente na apresentação do projecto MP3 - Movimento Plantar para Prevenir, resultado de um trabalho de projecto desenvolvido por um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Miguel Torga, no Monte Abraão (Queluz).
F. Louçã salientou a importância da tomada de consciência dos jovens, para mudar a atitude da sociedade face às alterações climáticas.

Esta sessão foi o culminar de um trabalho centrado na temática das alterações Climáticas, elaborado por Tiago Silva, João Caldeira, Miguel Martins e Pedro Timóteo, que, durante o presente ano lectivo, recolheram informação e ouviram ONG's e entidades nacionais, entre elas os partidos com assento parlamentar, sobre a matéria, levando a cabo acções de sensibilização da comunidade escolar para a importância do problema e para a necessidade da actuação individual e colectiva na sua prevenção. O projecto incluiu também a realização de sessões de esclarecimento e a plantação de árvores em 6 escolas da cidade de Queluz.

Na apresentação, onde estavam presentes cerca de 90 pessoas entre alunos e professores da escola, os autores fizeram um enquadramento da temática, focando as suas causas e consequências, focaram os contrastes políticos em torno do aquecimento global, nomeadamente a polémica em torno do Protocolo de Quioto, e enfatizaram algumas medidas individuais e colectivas que permitem alterar a situação actual.

No final da sessão Francisco Louçã foi convidado a comentar o trabalho, tendo sublinhado que as alterações climáticas serão, cada vez mais, um factor de agravamento das desigualdades no acesso aos recursos, reforçando a importância da tomada de consciência dos jovens como um dos grandes pilares da mudança que a sociedade tem de atravessar para responder ao problema.