A propósito do défice orçamental de 2006 o Bloco de Esquerda fez sair uma nota de imprensa.
O Bloco insiste: as pessoas interessam mais do que os números do défice e a política falha se não cria emprego. A política económica está a falhar. O número que deveria interessar aos governantes é o que preocupa os cidadãos, o do desemprego. Leia a nota de imprensa na íntegra.
Os números antes das pessoas
Anunciando com grande fanfarra os números oficiais do défice para 2006, fixados em 3,9%, o governo clama vitória das suas políticas. O Bloco de Esquerda lembra que:
1) o objectivo anunciado pelo Pacto de Estabilidade era 0% para 2004. Estamos em 2007 a tentar atingir 3% no próximo ano. O Pacto falhou e a sua política agravou a crise da Europa.
2) a redução do défice foi obtida em Portugal não tanto pela redução da despesa irrelevante, mas antes pelo corte nas despesas sociais e no investimento público. Esta política tem sido danosa para a economia nacional.
3) a consequência desta política tem sido uma recessão mais grave e uma recuperação mais lenta do que noutros países europeus e, mesmo quando existe uma ligeira retomada, continua a aumentar o desemprego.
Por tudo isto, o Bloco insiste: as pessoas interessam mais do que os números do défice e a política falha se não cria emprego. A política económica está a falhar. O número que deveria interessar aos governantes é o que preocupa os cidadãos, o do desemprego.