Departamento Internacional

O Departamento Internacional do Bloco de Esquerda foi criado na reunião da Mesa Nacional de 2 de abril de 2016

Composição do Departamento Internacional do Bloco de Esquerda

• Alda de Sousa
  • Ana Gonçalves
  • Bruno Góis
  • Francisco Colaço
  • Luís Fazenda
  • Marisa Matias

Regulamento

A mesa nacional, na sua reunião de 2 de abril de 2016, decide:

1.  Criar o Departamento Internacional (DI) do Bloco de Esquerda para estruturar de forma continuada as relações internacionais do Bloco de Esquerda com outros partidos e movimentos progressistas, bem como de todas as plataformas internacionais de que faça parte, como membro, convidado ou observador. A participação no Partido da Esquerda Europeia insere-se nesta obrigação.

2.  É à Mesa Nacional e aos seus órgãos internos que compete aprovar a orientação política geral do trabalho do DI.

3.  Os responsáveis pelo funcionamento do DI são eleitos pela Mesa Nacional.

4.  A responsabilidade pela condução da atividade do Departamento Internacional pertence à Comissão Política, no quadro das orientações gerais de Convenção e Mesa Nacional.

5.  Os representantes do Bloco de Esquerda no Partido de Esquerda Europeia têm também assento no DI.

6.  O DI está sediado na sede nacional do Bloco de Esquerda.

7.  O DI terá orçamento anual próprio a definir em função da avaliação resultante da sua instalação e funcionamento durante o ano de 2016. Cabe à Mesa Nacional a aprovação desse orçamento.

8.  O DI terá um site próprio alojado em bloco.org onde publicará informação relativa à sua atividade própria e textos ou documentos relevantes de política internacional, assim como um endereço de correio electrónico próprio.